Sobre mim

Quem é Laís Barbosa

Quem é Laís Barbosa

Escritora de romances clichê

— O que você quer ser quando crescer?

Todo mundo já deve ter escutado esta pergunta quando criança. Eu, Laís, aos 5 anos, respondia sem duvidar, escritora. Sempre gostei de criar e contar histórias, acontece que a gente cresce e chega naquele fatídico período de vestibular onde os outros podam o seu eu artístico por medo de que ele não seja o suficiente para pagar as contas de casa. Assim, aos 17, as pessoas querem que você escolha o seu caminho, tenha certeza do que você vai fazer e decida o seu futuro, quando a maioria dos jovens nem sabem lidar com responsabilidades.


Ao contrário de quando eu era criança, nessa época não tinha mais coragem de dizer em alto e bom som ‘serei uma escritora’, pois me importava demais com a opinião dos outros (uma merda isso, I know). Já tinha ouvido repetidas vezes que viver de escrita é difícil demais, que não dá para escrever livros no Brasil e que ia morrer de fome se tentasse. Assim, fui sufocando esse sonho de dentro de mim.


Fui aprovada em Arquitetura e Urbanismo na UFBA, todos ficaram felizes, me joguei de corpo e alma no curso: as únicas palavras que coloquei no papel foram para responder provas e escrever artigos. Já ouviu alguém dizer: “quanto mais você aperta, mais escorre por entre os dedos”? Pois é, um dia, eu coloquei o pé na faculdade, e tudo o que me vinha na cabeça era “o que diabos estou fazendo aqui?”. Descobri que não importava o quanto tentava me encaixar, aquele não era o meu lugar. Tranquei o curso.


“No final, eles vão me julgar de qualquer maneira, tanto faz”. Min Yoongi, BTS.


Aos 20 anos, lancei “O Enigma” e enquanto eu autografava mais de 100 exemplares, me dei conta de que ali era onde queria estar e que não dava mais para fugir.


Enquanto tentava me encontrar na escrita, ministrei a Oficina de Escrita Criativa na FliIlufba com Rafaela Valverde e na FLIPF com Cristiane Schwinden. Além de ter participado de 3 antologias: “Super Mulher”, lançada pela Editora Bindi, “Um amor para Chamar de Meu”, da Editora Lettre e “E ai Voei”, da Editora Publiquei.


Aos 22, decidi trabalhar com Escrita Criativa, assumir o que eu sempre quis fazer. Mudei para Letras Vernáculas, ouvi que ia morrer de fome e viver pobre, mas sigo aqui. Escolhi meu caminho.


Em 2022, realizei o meu sonho de expor na Bienal, estando presente com O Enigma no estande do coletivo “Escreva, Garota!” e vendendo todos os meus exemplares restantes.


Em 2023, o primeiro livro oficial do Laisverso veio ao mundo em e-book e físico. Pelos Olhos da Câmera foi lançado em Salvador, na Bienal do Rio de Janeiro, na FLIFS, na FLIPELÔ, na Flilauro e esgotou os exemplares na Bienal de Pernambuco.


Fora escritora, sou leitora voraz, dorameira, army e tenho a mania de falar tanto que minha mãe dorme me ouvindo.”

O que ando fazendo?

  • Processo Editorial do Conto 100% 100%
  • Livro da cantora 20% 20%
  • Escrevendo livro do Dylan 7% 7%

Eventos que participei

Bienal do Livro Bahia 2022

Lançamento do Enigma, Abril 2019

Vista de cima do lançamento do Enigma, Abril 2019, Coreto Store, Shopping Bela Vista

Sessão de Autógrafos, Engima, 2019

Vista de Laís conversando com um leitor no lançamento do Enigma, Abril 2019, Coreto Store, Shopping Bela Vista

Oficina Literatura Fora da Caixa na FliIlufba, Out-2019

As duas mentoras mais os integrantes da oficina.

Bate-Papo: Processo de Escrita de um Bom Livro, Set- 2019

Primeira mesa do projeto Meias Palavras que visa uma conversa aberta com escritores sobre o tema Processo de Escrita de um Livro

Participantes do Bate-Papo: Processo de Escrita de um Livro, Set-2019

Primeira mesa do projeto Meias Palavras que visa uma conversa aberta com escritores sobre o tema Processo de Escrita de um Livro

Mesa Filhas da Literatura, Março-2020

Segunda mesa do projeto Meias Palavras que visa uma conversa aberta com escritores sobre o tema Mulheres na Literatura

Organizadores e convidados da mesa Filhas da Literatura, Março-2020

Primeira mesa do projeto Meias Palavras que visa uma conversa aberta com escritores sobre o tema Processo de Escrita de um Livro

Lançamento do Enigma na FLIFS, Setembro,2019

O Enigma foi selecionado para ser lançado na FLIFS- Feira Literária de Feira de Santana

Lançamento do Enigma, Abril 2019

Momento dos autógrafos do primeiro livro